Total de visualizações de página

sábado, 16 de abril de 2011

16 DE ABRIL: DIA DA VOZ



Esse post vai especialmente para meus colegas professores que usam a voz como instrumento de trabalho. Quem nunca ficou rouco depois de um dia de trabalho? Vira e mexe eu encontro um colega reclamando da garganta. Aí eu falo: gritou muito com seus alunos hoje? Bem, não é preciso gritar para comprometer a garganta. Um dia de trabalho - que para muitos professores significa dar aulas de manhã de tarde e pela noite - castiga qualquer um. Por isso, eu aproveitei o dia da voz, comemorado hoje, para trazer algumas dicas de especialistas sobre como prevenir problemas com a voz e evitar até mesmo sérias complicações.
O professor e todo profissional que trabalha muito com a voz devem prestar atenção a alguns sinais que a voz dá. Ficar rouco, sentir coceira na garganta são alguns sinais de alerta.

Conselhos para prevenir problemas:

1. Evite pigarrear.
2. Faça gargarejos com água morna e sal.
3. Boceje! essa ação pode diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros. Vale também movimentar ombros e pescoço na hora do banho para relaxar essa região.
4.  Não fume! Prejudica não só a voz como a laringe. Além é claro de diversos outros males.
5. Beba álcool com moderação, pois ele irrita as vias respiratórias e altera a qualidade da voz.
6. Modere o café. O problema é a cafeína e a alta temperatura com a qual a bebida é tomada. Isso desidrata as cordas vocais.
7. Não grite, não sussurre. Pode provocar nódulos. Fale em seu tom normal.
8. Beba água. Ajuda a lubrificar as pregas vocais.
9. Evite ficar muito tempo em ambientes com ar-condicionado. Ele resseca o aparelho fonador.
10. Evite muitos condimentos na comida, pois irritam as cordas vocais.

São essas as dicas e eu recomendaria, além disso, uma visita anual ao otorrinolaringologista só por precaução. Não precisa esperar o problema chegar para procurar um profissional. Prevenir é o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário